DENÚNCIA: COLÉGIO DOM BOSCO (Imperatriz) NÃO REPASSA REAJUSTE DEVIDO AOS TRABALHADORES

panfletodombosco

O Sindicato dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Ensino da Rede Particular do Maranhão (SINTERP-MA) vem a público denunciar aos trabalhadores, aos pais, alunos e à sociedade em geral, o descompromisso da direção do Colégio Dom Bosco com o reajuste salarial dos seus trabalhadores.
Após denúncias recebidas, o SINTERP constatou que a direção do Colégio Dom Bosco (Imperatriz) havia repassado apenas 5% de reajuste salarial aos seus trabalhadores, postura que contraria a grande maioria das escolas de Imperatriz que, através de mesa de negociação, acordaram com a direção do Sinterp a aplicação do índice de 10% de reajuste, correspondente à inflação acumulada até a data base da categoria (abril de 2016).
Diante desse quadro, o SINTERP, reiterando a máxima de defender, incondicionalmente, os direitos dos trabalhadores da educação particular, procurou a direção da referida instituição de ensino para tentar solucionar administrativamente o impasse mencionado. Inclusive, buscou a mediação do Ministério Público do Trabalho, através de uma audiência de conciliação realizada no dia 11/10/2016. Entretanto, numa postura autoritária e, principalmente, insensível aos anseios dos seus colaboradores, a diretora do Colégio Dom Bosco refutou completamente a proposta do Sindicato.
Façamos agora uma reflexão: O que esperar de uma instituição que se propõe o compromisso de transmitir aos seus alunos, além dos conteúdos programáticos, os princípios de cidadania e respeito aos direitos constitucionais, mas que age de maneira arbitrária diante daqueles que os reivindicam?
Para a direção do Colégio Dom Bosco, a educação se converteu em uma mercadoria, cuja lógica do mercado consiste em minimizar os custos e maximizar os lucros, mesmo que isso signifique a precarização das condições de vida dos seus trabalhadores.
O SINTERP continuará diligente na defesa dos direitos de seus representados e tomará as medidas legais para assegurar aos trabalhadores do Colégio Dom Bosco um reajuste digno ao importante trabalho que eles realizam: formar, integralmente, as futuras gerações de cidadãos imperatrizenses.

A DIRETORIA