Festa do Educador reuniu profissionais da educação em comemoração neste domingo, 15

Centenas de educadores da rede particular e seus familiares participaram neste domingo (15), no Clube do Basa, da Festa do Educador – evento promovido anualmente pelo Sinterp-MA em homenagem ao Dia do Professor, buscando integrar a categoria e alertar para reflexões sobre a realidade da profissão a nível local e nacional.

O presidente da entidade, professor Jorge Lobão, falou da incerteza que assombra os trabalhadores brasileiros após a aprovação da Reforma Trabalhista, com a retirada e limitação de diversos direitos conquistados pelos trabalhadores. Ele também explicou porque este ano não ocorreu a transferência do feriado do Dia do Professor para um dia útil, conforme ocorria nos anos anteriores: a discordância do Sindicato Patronal.

O evento também contou com a participação de lideranças sindicais de São Luís, como o presidente do Sindicato dos Metalúrgicos (Sindmetal), José Maria Araújo; dos diretores do Sindicato dos Trabalhadores Técnico Administrativos da UFMA (Sintema) Jorge Mendes (vice-presidente) e Mariano Azevedo (Finanças).

O presidente do Sindicato dos Profissionais de Educação do Estado (SIMPROESSEMA), Raimundo Oliveira, ressaltou a importância da união entre os educadores da rede pública e particular no enfrentamento dos ataques que os trabalhadores vêm sofrendo, como forma de assegurar os direitos e alcançar uma educação de qualidade. “Nossa luta é constante e somos todos educadores, com a árdua missão de educar e diariamente buscar a valorização, que só alcançaremos através das representações a exemplo do Sinterp”, avaliou.

COMEMORAÇÃO – A Festa do Educador contou com música ao vivo, almoço e sorteios de prêmios, como ingressos para o Valparaíso AcquaPark; ingressos para o CineSystem; bolsas integrais e parciais do Juris Concursos; limpezas dentárias na Coiffe Odonto; sessões de depilação a laser na Espaçolaser, entre outros.

A professora Lúcia Batista, que foi sorteada com um refrigerador, disse que há vários participa da Festa do Educador, que considera um evento de qualidade e importante para promover a integração e reconhecer os profissionais da educação. “É um momento especial em que nos sentimos valorizados, num ambiente aconchegante e comida de qualidade”, falou.