Home / Noticias / Contee vai socializar o processo negocial e dar mais força às campanhas salariais

Os desafios financeiros das entidades sindicais e a campanha salarial foram os temas que deram continuidade à 3ª reunião da Diretoria Plena e Conselho Fiscal da Contee na manhã desta sexta, 27, na nova sede da entidade, em Brasília.

Na abertura dos trabalhos, foi homenageado o arquiteto Lourival Machado Resende, responsável pelo projeto de reforma dos 540 m² do 15º andar do Edifício Seguradoras: “A ideia da direção da Contee é concentrar as reuniões e decisões nesta sede. Cabe ao arquiteto pegar a ideia e colocá-la na realidade. Fiz com carinho, pois desde jovem sou de esquerda e nada mais natural do que colaborar com uma entidade sindical”, disse.

Tratando da Estrutura Financeira do Sistema Contee, os diretores decidiram unificar as comissões de Estudo Financeiro e de Reestruturação Sindical que, juntas, vão preparar a discussão do tema, numa reunião ampliada da plenária, de 26 a 28 de julho. “Não estamos vivendo num tempo de normalidade democrática. O processo de golpe tem a ver com a reestruturação do capital mundial e local. Os empresários querem sindicatos por empresa, ou até mais de um por empresa. Estamos enfrentando uma questão de natureza política, não financeira. Estrutura, organização e finanças é uma coisa só, e precisamos dar respostas aos desafios do momento”, argumentou o coordenador-geral da Contee, Gilson Reis.

Nacionalizar a campanha salarial

Apresentando informes e debatendo as campanhas salariais de 2018, os sindicalistas apontaram que o capital as está tratando nacionalmente. Diretores das grandes empresas que estão dominando o ensino privado atuam de forma unitária em todo o país. A Contee tem importante papel na socialização do processo negocial e nacionalização da campanha, por parte dos trabalhadores.

O coordenador da Secretaria de Organização Sindical, Oswaldo Luis Cordeiro Teles, destacou a importância de os dirigentes sindicais responderem a um conjunto de perguntas para a formação do banco de dados de campanha, que envolvem ensino básico, superior, técnico e todos. “As informações vão possibilitar o alavancamento das nossas ações e das nossas campanhas. A adesão e participação de todas as entidades é fundamental para o sucesso dessa pesquisa, que, além de trazer dados sobre a nossa realidade, nos propiciará aperfeiçoar a nossa política sindical e negocial”.

Para ele, “as entidades filiadas, de posse desses dados, poderão aprovar encaminhamentos conjuntos, fortalecendo-se junto às bases e diante dos empresários, dando vigor à Contee e tornando mais poderosa a nossa categoria”. O link para as entidades está disponível no endereço http://siscontee.org.br. Caso não tenha senha, ligue para a Contee, 61 3226-1278.

Carlos Pompe
Fotos: Leandro Freire/TREEMIDIA